• Facebook App Icon
  • YouTube clássico
  • Ícone do App Instagram
REGULAMENTO

DO OBJETIVO

 

ART. 1º - Com o objetivo de estimular a prática desportiva, a integração e o espírito de confraternização entre as equipes, será realizado o Campeonato de Futsal do Clube Aché 2017 com a participação dos associados do Clube, com inicio no dia 1º de abril de 2017 e término previsto para o dia 27 de maio de 2017.


DAS INSCRIÇÕES

 

ART. 2º - Cada equipe deverá ser composta de no mínimo 6 e no máximo 12 atletas e um técnico.


PARÁGRAFO PRIMEIRO: Cada atleta somente poderá participar em uma única equipe, sendo que a participação em mais de uma equipe acarretará a imediata desclassificação, e após a primeira participação da equipe no campeonato não será mais permitido substituição de atletas, com exceção aos casos de lesões comprovadas ou desligamento da empresa. A inclusão de novos atletas será permitida apenas se houver vaga na equipe.


PARÁGRAFO SEGUNDO: A inscrição de novos atletas poderá ser feita ao longo do campeonato, desde que respeitado o limite de 12 jogadores.


PARÁGRAFO TERCEIRO: Atletas poderão ser substituídos desde que comprovem desligamento da empresa ou lesão.


PARÁGRAFO QUARTO: Novas inscrições ou substituições deverão ser feitas diretamante no Clube Ache, até as 18 horas da quinta-feira que antecede a rodada. Não poderão ser feitas inscrições após este limite e nem mesmo nos dias dos jogos.


ART. 3º - Só será permitida a participação de atletas devidamente uniformizados: camisa do time, calção de futebol, meião e tênis sem trava. O clube fornecerá a cada partida o empréstimo da camisa e o calção. O meião será presente do Clube Aché aos jogadores e o tênis será de responsabilidade de cada jogador.


PARÁGRAFO ÚNICO: Os uniformes para os atletas serão fornecidos pelo Clube Aché e ao final de cada partida deverão ser devolvidos para que seja feita a lavagem por lavanderia especializada sob a responsabilidade do Clube.


DAS PARTIDAS

 

ART. 4º - Durante os jogos serão obedecidas as regras da C.B.F.S. (www.cbfs.com.br).


ART. 5º - A duração das partidas da fase de grupos será de 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com 5 (cinco) minutos de intervalo. A partir das quartas-de-finais, as partidas terão 2 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos corridos. 


ART. 6º - Todos os atletas deverão apresentar-se devidamente uniformizados, com camisas numeradas, calções e meiões que serão fornecidos pelo Clube Atlético Aché. Deverão apresentar pelo menos 1 dos documentos: crachá, CNH, RG, carteira de trabalho ou carteirinha do Clube Ache para que estejam liberados para jogar.

PARÁGRAFO ÚNICO: Não caberá protesto caso seja constatado durante, ou após a partida a infração de qualquer artigo.


Art. 7º - Apenas os jogadores inscritos de cada equipe e o técnico podem permanecer na quadra durante os jogos.


ART. 8º - O horário previsto na tabela de jogos é o horário de início da partida, no qual as equipes deverão estar devidamente uniformizadas e em quadra.


PARÁGRAFO PRIMEIRO: Será considerado perdedor por W.O. a equipe que não comparecer completamente uniformizada no horário e local estabelecido pela organização e com no mínimo 3 atletas, sendo o goleiro e mais 2 jogadores de linha. O resultado será dado como 1 x 0.


PARÁGRAFO SEGUNDO: Haverá tolerância de 10 minutos de acordo com o relógio do mesário, desde que a equipe não esteja com o número mínimo de atletas.


DAS PENALIDADES

 

ART. 9º - Qualquer ato de indisciplina grave, antes, durante ou após os jogos, a critério da comissão organizadora, poderá acarretar as seguintes punições sumárias aos envolvidos:
 - Suspensão na participação da próxima partida; - Eliminação do campeonato; - Suspensão automática da participação em qualquer modalidade dos Jogos Abertos Sindusfarma, em 2017. - As penalidades terão decisão final da comissão organizadora.


ART. 10º - Serão consideradas as seguintes penalidades em virtude da acumulação de cartões:
 
2 Cartões Amarelos - Suspensão automática de 1 (uma) partida;

1 Cartão Vermelho - Suspensão automática de 1 (uma) partida;


PARÁGRAFO ÚNICO: entre qualquer fase, os cartões não serão zerados.


ART. 11º - A equipe participante que provocar a interrupção da disputa, por indisciplina individual ou coletiva, agressão física e moral de torcedores, atletas, diretores, dirigentes, devidamente relatado em súmula pela arbitragem, será considerada vencida e desclassificada da competição, sem necessidade de reunir a comissão organizadora.


ART. 12º - Não será permitido no horário dos jogos o consumo de bebidas alcoólicas pelos atletas que participarão das partidas, dentro das dependências do Clube Aché, a fim de se manter a integridade física e psicológica dos participantes do evento.


ART. 13º - Forma de Disputa:
PARÁGRAFO PRIMEIRO: As três equipes melhores colocadas no campeonato do ano anterior serão consideradas cabeças-de-chave dos grupos A, B e C. As outras serão divididas por sorteio. Serão classificadas para as quartas-de-finais, os 8 times com maior pontuação.


PARÁGRAFO SEGUNDO: Em casos de empates entre duas ou mais equipes para obtenção da classificação, serão utilizados os seguintes critérios para definir os classificados:

- Maior saldo de gols;

- Maior número de gols pró;

- Menor pontuação por cartões: cartão amarelo = 1 ponto e cartão vermelho = 5 pontos;

- Confronto direto.


PARÁGRAFO TERCEIRO: Nas quartas-de-finais os confrontos serão 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6 e 4º x 5º.


PARÁGRAFO QUARTO: A pontuação adquirida nas quartas-de-finais por cada equipe, será somada à já existente para critérios de chaveamento e definição de confrontos para as semifinais.


ART. 14º - Caso os jogos de quartas-de-finais, semifinais e disputa de 3º lugar terminarem empatados no tempo normal, haverá cobrança de 3 penalidades alternadas. Caso o empate persista, as cobranças serão executadas 1 a 1 até que apenas uma equipe faça o gol, avançando de fase.


PARÁGRAFO ÚNICO: Caso o jogo final termine empatado no tempo normal, haverá prorrogação de 5 x 5 minutos. Caso o empate persista, haverá cobrança de 3 penalidades alternadas. Caso o empate persista, as cobranças serão executadas 1 a 1 até que apenas uma equipe faça o gol, tornando-se campeã.


DA PREMIAÇÃO

 

ART. 15º - A equipe campeã do Campeonato Interno de Futsal Clube Aché 2017 garante a preferência na inscrição da equipe que representará o Aché nos Jogos Abertos Sindusfarma em 2018, na modalidade do futsal masculino.


ART. 16º - A premiação será oferecida para o terceiro colocado, vice-campeão e campeão no mesmo dia da final, logo após disputas das partidas.


DISPOSIÇÕES GERAIS

 

ART. 17º - Casos omissos a este regulamento serão avaliados e decididos pela comissão organizadora.


ART. 18º - Considera-se que ao receber este regulamento, a equipe está ciente e de acordo com o presente, obrigando-se a acatá-lo, bem como todas as decisões da comissão organizadora.