Alternativas ao futebol que a empresa pode oferecer.

Não é todo mundo que curte ou joga futebol. O grande desafio de oferecer possibilidades para todos participarem das atividades da empresa.


Trilha ecológica realizada na cidade São Paulo com cerca de 60 colaboradores da Livraria Saraiva.

Fazer um campeonato de futebol para os colaboradores da empresa é sucesso na certa! A enorme maioria dos homens e mulheres curte jogar e assistir esse esporte e, fazer um evento assim, com certeza terá uma grande adesão. Mas e quanto aos demais colaboradores que não praticam ou não gostam de futebol? Ficarão de fora? Os departamentos de recursos humanos das empresas precisam ter esta sensibilidade e tentar abraçar o maior número possível de colaboradores nas suas ações para que se sintam parte importante da empresa. Aqui apresentamos uma série de possibilidades capazes de resolver esse problema.


Pensando nesse outro grupo, muitas empresas se contentam em pagar um plano de academia ou inscrições em corridas de rua, mas sem acompanhar de perto o envolvimento dos colaboradores com essas atividades. Acaba-se então não criando o mais importante: o elo entre a empresa e o colaborador.


Além de todas as outras modalidades de quadra, como vôlei, basquete, tênis etc, há uma gama muito grande de atividades físicas bacanas que podem agradar essa turma. Caminhadas, passeios em trilhas, pedaladas em grupo, treinamento de corrida de rua são algumas delas bem populares. Essas são ainda possibilidades bem importantes para o primeiro passo dos sedentários. Muitas vezes esse perfil de pessoa toma a iniciativa de mudar seu estilo de vida quando há um incentivo de um grupo de amigos ou quando vem de dentro do trabalho. Imagine o impacto positivo que o RH pode causar na vida dessas pessoas! Isso pode ser inesquecível, impagável e em casos extremos, salvar vidas.


Há também outras formas de atender ainda mais gente, promovendo outras opções como os e-sports (jogos de vídeo game), jogos de tabuleiro (xadrez, dama etc), baralho, tênis de mesa, pebolim e sinuca. Apesar de não serem modalidades ativas, proporcionam momentos de descontração e lazer e também geram integração entre os colaboradores, estreitando os laços de amizade.


Depois de perceber todas essas possibilidades, a principal mensagem desse texto é dizer que o importante é oferecer a possibilidade de todos participarem. A tão importante inclusão mencionada nos dias de hoje, se encaixa também quando o assunto é esporte entre colegas de trabalho. Muitas empresas cometem o erro de premiar apenas algumas equipes por metas alcançadas ou pela conquista de clientes novos, por exemplo. Muita gente que faz parte do processo da conquista dessas metas, acaba ficando de fora por não estarem diretamente ligadas a esse trabalho. Mas é muito importante fazer com que elas pertençam a empresa e que possam usufruir de algum tipo de recompensa oferecida por ela. Isso causa o sentimento de pertencimento no colaborador.


Os esportes, as atividades físicas e atividades recreativas são muito bem vistas pelo colaborador, enriquecem a ligação dele com a empresa, além de aumentar a produtividade e diminuir o turn over. E essas ações podem custar menos do que se imagina para colocar em prática. Vale a pena implantar em sua empresa!





#vidasportiva

#esportenaempresa

#endomarketing

#endomarketingesportivo

#rh

#recursoshumanos

5 visualizações

/SportivaMarketingEventos

Sportiva Marketing e Eventos

Empresa certificada ao CREF-SP e CONFEF