top of page

Preciso mesmo de um especialista para isso?

Atualizado: 14 de jul. de 2020

Quem contratar na hora de fazer um evento esportivo para sua empresa.



O mercado de empresas especializadas no esporte para o público corporativo é relativamente novo, gira em torno de 10 ou 15 anos. Antes disso e até mesmo durante esse tempo, sempre foi muito comum esse tipo de evento corporativo ser organizado pela própria empresa. E muitas empresas fizeram seus eventos esportivos e campeonatos muito caprichosamente, gerando resultados fantásticos. Mas inevitavelmente, alguns problemas acabaram surgindo.


Toda a logística da organização e realização do evento passa a demandar mais tempo e dedicação do departamento de Recursos Humanos, que já é enxuto e muito atarefado no dia a dia normal da empresa. Com os preparativos do evento, o tempo fica mais curto e outras atividades importantes acabam ficando em segundo plano. É muito comum vermos pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades nessa fase.


Passada a época do planejamento, outros problemas surgem dentro de campo. Depois de algumas edições, equipes criam uma rivalidade em campo maior que o normal. Se algum departamento ou colaborador participa da organização e também participa do campeonato, pode gerar questionamentos sobre a isenção de algumas decisões polêmicas, como aplicar uma punição a algum jogador ou até mesmo definir a equipe de arbitragem. Como evitar ou solucionar esses problemas não tendo essa experiência?


Eis que surge a necessidade de profissionalizar esse serviço e buscar uma empresa que assuma essa demanda. E é aí que vem uma nova modalidade de problema: infelizmente, a enorme maioria das “empresas” que executam esse serviço não são especialistas ou sequer adequadas e licenciadas para isso! Locadoras de quadras, confecções de uniformes, associações ou empresas de árbitros e até mesmo empresas de foto, vídeo ou narração organizando campeonatos! Percebendo que esse é um mercado carente nesse sentido, esse pessoal passou a se aventurar visando morder também essa fatia do mercado: “Olha, além de confeccionar uniformes pro seu campeonato, também posso alugar uma quadra, contratar a arbitragem e cuidar de todos os outros pontos do seu evento...”, se ofereceu o rapaz bem intencionado.


É como você entregar a responsabilidade de toda a reforma da sua casa a um simples encanador ao invés de contratar um arquiteto ou um engenheiro. Na maioria das vezes não é sequer mais barato! Dá pra arriscar? Nesse momento é preciso entregar essa responsabilidade a uma empresa especializada no assunto, preocupada com todos os quesitos de um evento esportivo voltado para o público corporativo e que conte com fornecedores capazes de entregar o melhor resultado. É preciso contratar uma agência de endomarketing esportivo.


Além de todos esses pontos, vale citar que agências sérias são aquelas certificadas pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) e pelo CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). Essa é mais uma garantia de que você está contratando corretamente. Você se sentiria confortável em comprar sabonete líquido para os colaboradores usarem, de uma empresa que não tem alvará? Contrataria um ônibus fretado de uma empresa que não está com os documentos dele em dia?


Portanto, compare bem as empresas, veja quais são suas reais especialidades e seu histórico no mercado.

46 visualizações
bottom of page