Organizando um campeonato para a sua empresa.

Atualizado: Jul 14

Como envolver colaboradores usando o futebol como ferramenta de união.



A realização de um campeonato interno certamente gera uma experiência inesquecível para colaboradores e os deixa mais alinhados com os valores da empresa. É uma ferramenta de endomarketing esportivo extremamente eficiente quando lembramos que o futebol no Brasil é uma paixão indescritível.


É uma ação de recursos humanos inovadora e de certa forma, com baixo custo se comparado com a empatia que o resultado final vai causar em toda a empresa. Um exemplo de custo: com apenas R$ 39 aproximadamente investidos por participante, é possível fazer um campeonato em várias datas. Mas antes de falarmos dos impactos positivos, temos muito trabalho pela frente.


A organização de um campeonato para os colaboradores tem que ser dividida em 3 etapas bem distintas que são: planejamento, execução e balanço.


Na etapa de planejamento são decididos os objetivos da ação, toda a logística do evento e a verba que será investida. Alguns itens são indispensáveis para a realização de um campeonato, já outros irão depender de algumas políticas da empresa, suas preferências e da verba disponível. Para definirmos os objetivos, precisamos saber um pouco do histórico das ações (mesmo não esportivas) que a empresa já fez. A partir daí outras informações são importantes na hora de formatarmos o evento:


- Quantos colaboradores de cada sexo deverão participar? Haverá presença de

familiares? Esse quesito impacta diretamente no custo e precisa ser avaliado com

muita atenção;


- Este campeonato interno terá apenas uma data ou será realizado em várias? Ambas possibilidades têm prós e contras e é preciso avaliar o que é melhor em cada caso;


- Qual a preferência pelo local do evento, dia da semana e horário? Qual infraestrutura ele deve ter para acomodar jogadores e torcedores? Precisa ser próximo ao transporte público? O local tem um espaço coberto para por exemplo, realizar a premiação num dia de chuva?


- Que estrutura de prevenção e saúde o campeonato terá como socorrista,

fisioterapeuta e ambulância?


- Haverá criação de logotipo e comunicação visual do campeonato?


- Haverá confecção de uniforme? Faremos uma premiação com medalhas e troféus

customizados?


- Além da parte esportiva, haverá um evento social (churrasco, feijoada, banda de

música ao vivo, narrador) paralelamente?


- Considerando-se as informações acima, qual é a ideia do formato do campeonato,

quantidade mínima e máxima de jogos por equipe?


Essas são apenas algumas das questões que precisam ser definidas antes da montagem do projeto e orçamento do evento.

Acreditamos que alguns itens são essenciais a um evento, mesmo que ele seja mais simples. Um hotsite atualizado de forma rápida e correta para divulgar as informações necessárias, fotos e vídeos bem produzidos, entrevistas com os participantes, uma cerimônia de premiação envolvente, entre outros fatores, são primordiais para tornar a experiência marcante para os colaboradores. Esse material serve para uso futuro em outras plataformas como a intranet da empresa e mantêm o evento vivo por mais tempo.


Definidos todos os pontos, entramos na etapa de execução. O 1º passo agora e de extrema necessidade é o da realização de um congresso técnico. Nessa reunião participam os organizadores do campeonato e pelo menos um representante de cada equipe. A ideia principal desse papo com os times, é alinharmos que o objetivo deste evento corporativo, é a integração entre equipes e departamentos, fortalecimento de laços de amizade, engajamento entre outros aspectos. Neste congresso também fazemos um apanhado geral sobre as regras da modalidade e o regulamento do campeonato.


Mas não são apenas os participantes que precisam estar alinhados ao que vai acontecer no dia dos jogos. Todos os colaboradores da Sportiva e demais fornecedores como arbitragem, equipe médica etc, também são orientados sobre o evento. Durante a realização do campeonato, todos sabem horários e funções. No dia (ou dias) do evento, com todos os envolvidos cientes de suas funções, conseguimos gerar uma ótima experiência a todos os que participam. Esse é o principal foco.


Dá-se aí o início do campeonato da empresa tendo ele 1 dia de duração ou mais. A Sportiva entra em campo organizando e divulgando tabelas, analisando condutas de jogadores, registrando tudo com fotos, vídeos e entrevistas. Casos mais complexos como advertências, punições ou eliminações podem ficar 100% a cargo da Sportiva para não envolver o departamento de recursos humanos, deixando-o isento e aproveitando todo o knowhow da Sportiva adquirido desde 2008.


Com o fim do campeonato, vamos para a última etapa que é o balanço. Poucos dias após o término da competição é importante que a empresa contratante e a Sportiva reúnam-se para levantar pontos fortes e fracos deste evento, vistos sob todos os ângulos (empresa contratante, jogadores, torcedores e Sportiva) bem como apontar possíveis mudanças e melhorias para a próxima edição. Vale citar que em alguns casos, o sucesso deste campeonato interno, é tão grande que algumas empresas o realizam 2 vezes ao ano.

Lembre-se de sempre contratar uma empresa especializada em organização de campeonatos corporativos e que seja certificada pelos Conselhos Estadual e Federal de Educação Física.

#vidasportiva

#esportenaempresa

#campeonatodaempresa

#timedafirma

#endomarketing

#endomarketingesportivo

#rh

#recursoshumanos

#futebolcorporativo

22 visualizações

/SportivaMarketingEventos

Sportiva Marketing e Eventos

Empresa certificada ao CREF-SP e CONFEF